A faixa elástica, amplamente utilizada em diversas modalidades, surgiu na Rússia nos anos 50. O acessório foi concebido para o treinamento de atletas e reabilitação, visando a recuperação articular e muscular. Hoje vamos falar sobre o uso da faixa elástica para exercícios de pilates.

Para isso, conversamos com a profissional de pilates e fisioterapeuta Glaucia Araujo, dona do studio Incorpore Pilates, que tem bastante experiência com o acessório.

Finalidade

A faixa elástica para exercícios de pilates promove a melhora da flexibilidade, tonifica e fortalece todo o corpo e trabalha o equilíbrio, fazendo mobilização articular.

Tensões

O acessório possui níveis de resistência diferentes, que são indicados por uma cor específica. Ela varia conforme cada fabricante.

Aqui na Kauffer, a relação tensão/cor das faixas fica assim:

O uso de cada tensão depende do objetivo que se deseja alcançar. Se o seu intuito é utilizar a faixa elástica para exercícios que trabalhem potência e força, as intensidades intermediária e forte são as mais indicadas.

Já se a intenção é utilizá-la com fins terapêuticos, para reabilitar uma zona lesionada do corpo, o recomendável é começar com uma resistência leve e ir aumentando, de acordo com a evolução do aluno/paciente.

A carga de cada tensão também pode ser alterada, dependendo do manuseio da faixa. Quanto mais curta for a distância durante o uso, mais pesada ela será, e quanto mais longa, mais leve.

Indícios de desgaste

O profissional de pilates precisa se atentar à vida útil da faixa elástica. Caso o instrutor utilize o acessório desgastado, ele poderá se romper durante o exercício e machucar o aluno/paciente.

Para não correr esse risco, observe os seguintes sinais:

Cuidados

Há alguns cuidados que podem ser tomados pelo profissional para preservar a faixa elástica, prolongando assim a vida útil. Confira:

Exercícios

Confira algumas práticas de níveis básico, intermediário e avançado utilizando a faixa elástica para exercícios de pilates:

Básico

Faixa Elástica para exercícios - The One Leg Circle - Parte 01

Faixa Elástica para exercícios - The One Leg Circle - Parte 02

Deitado em posição de decúbito dorsal, um membro inferior flexionado com o pé no chão e a faixa elástica no outro pé, segura-se as pontas das faixas com as mãos. Na expiração, realiza-se a circundução do quadril para a direita e, após a finalização do exercício, repete-se para o lado esquerdo.

Intermediário

Faixa Elástica para exercícios - Doggie Kick

Em posição de quatro apoios, posiciona-se o meio da faixa na planta do pé esquerdo e as pontas no joelho direito. Punhos apoiados no chão, posicionados abaixo dos ombros e cotovelos em extensão.

Na expiração, eleva-se o membro inferior esquerdo e o membro superior direito e inspira-se no retorno, flexionando joelho e cotovelo, levando um em direção ao outro. Muito cuidado com o alinhamento de cinturas escapular e pélvica. Depois, repetir para o lado contrário.

Avançado

Faixa Elástica para exercícios - The Teaser - Parte 01

Faixa Elástica para exercícios - The Teaser - Parte 02

Em posição de decúbito dorsal, segurando a faixa com as mãos, posicionar os membros superiores atrás da cabeça e os membros inferiores em extensão no chão.

Na expiração, sobe-se o tronco, braços e pernas, inspira-se, fazendo uma abdução de membros superiores, e expira-se novamente, retornando o corpo para a posição inicial, lembrando de trazer a coluna, vértebra por vértebra, para o chão.

Outras modalidades que usam a faixa elástica

Além do pilates, muitas outras modalidades utilizam a faixa elástica para exercícios. Ela é incorporada também a práticas de yoga, treinamento funcional, ginástica laboral e geral, fisioterapia, entre outras.

Muitas de nossas dicas podem ser aplicadas também para uso do acessório por essas outras atividades.

Leia maisLeia mais
– Top 5: confira os acessórios mais utilizados no pilates
– Você conhece as variações nos nomes de acessórios para pilates?

Há algo mais sobre faixa elástica para exercícios de pilates que você queira saber? Comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *