A Step Chair, um dos principais aparelhos de pilates utilizados pelos studios, é uma variação da Wunda Chair, equipamento criado por Joseph Pilates. O aparelho teria sido inventado porque um amigo de Joseph queria ter um Reformer, mas não possuía espaço suficiente.
Por esse motivo, Joseph concebeu a Chair, que ocupa pouco espaço e pode ser utilizada como cadeira e como aparelho de pilates.
A diferença entre o equipamento original e a Step Chair é que esta possui duas bengalas. Isso permite uma variedade de exercícios maior, além de todos os que já eram possíveis de se executar com a Wunda.
Exercícios
Os exercícios praticados na Step Chair têm como principais objetivos o treino da força muscular, mobilidade articular, alongamento, estabilização pélvica e escapular, equilíbrio, respiração e concentração.
A fisioterapeuta e profissional de pilate Paula Kaiser, dona do studio Paula Kaiser Studio Pilates, trabalha com a Step Chair há mais de 10 anos. Ela lista alguns exercícios que podem ser praticados no aparelho:
- Hamstring stretch – O aluno fica em pé em frente à Step Chair, com os pés retos, segurando os pedais com as mãos. Depois, empurra os pedais para baixo, flexionando o tronco, e retorna à posição inicial.
- The cat – O exercício começa com o aluno ajoelhado até a metade do acento da Step Chair, com a coluna em formato de C e segurando os pedais com as mãos. Depois, ele deve flexionar o tronco e empurrar os pedais para baixo, movimentando apenas a coluna. Em seguida, volta à posição inicial.
- Swan front – Em posição de decúbito ventral, o aluno segura os pedais com as mãos. Depois, ele estende o tronco mantendo os membros inferiores alinhados, e então retorna novamente à posição inicial.
- The hundred pumping – O exercício inicia-se com o aluno sentado em frente à Step Chair. Ele precisa ficar com as mãos sobre os pedais, cotovelos estendidos, pés para o alto com os joelhos estendidos. Ele então deve bombear os membros superiores e retornar à posição inicial.
- Push Up Sideways – O aluno posiciona-se ao lado da Step Chair em posição de prancha, com uma das mãos apoiadas no chão e a outra nos pedais. Depois, ele empurra o pedal para baixo e, em seguida, flexiona o corpo para baixo, alternando os dois movimentos.
Além desses, outra dica de Paula é a aplicação de exercícios associados à acessórios. Alguns que ela recomenda são: Disco de equilíbrio, Bolas e Faixa Elástica.
Paula também frisa que, na aplicação das práticas, é importante sempre ter em mente o objetivo a ser alcançado pelo aluno/paciente, as limitações dele e contra-indicações de exercícios para cada caso.
Versatilidade
De acordo Paula, os exercícios realizados na Step Chair podem substituir práticas de outros equipamentos, mesmo que sejam exercícios diferentes.
Isso é possível porque as práticas na Step Chair trabalham com força e alongamento com a mesma qualidade de outros aparelhos de pilates. “A aula é dinâmica e prática, capaz de trazer uma variedade de exercícios e posturas”, assegura.
Além disso, o equipamento é ideal tanto para o condicionamento físico quanto para a reabilitação.
Saiba mais sobre o uso em cada situação:
Reabilitação
A Step Chair possui diversas possibilidades de exercícios para o reequilíbrio muscular, ganho de amplitude articular, alongamento e força. Conforme Paula, as estratégias de reabilitação devem utilizar exercícios adequados para cada momento, baseando-se na patologia do paciente.
Condicionamento físico
É possível o uso da Step Chair de uma forma dinâmica, adicionando exercícios de alta performance e exigência, buscando sempre a evolução do aluno para um resultado eficiente e seguro.
Desafio
Com a propriedade de quem trabalha com a Step Chair há mais de uma década, Paula diz que o aparelho proporciona um desafio ao aluno. Como possui menos apoio, ele exige um pouco mais de força e equilíbrio do praticante.
“Nesses anos de uso da Step Chair em meu studio de pilates, pude observar que os alunos/pacientes a encaram como um desafio. Eles definem a Step Chair como o aparelho que exige força, equilíbrio e muita concentração”, afirma.
Vantagens da Step Chair
Segundo Paula Kaiser, a Step Chair apresenta algumas vantagens sobre outros aparelhos de pilates:
- É um equipamento compacto, ocupando pouco espaço;
- Possui fácil manuseio;
- Tem um preço acessível;
- É adaptável a qualquer nível e capacidade do aluno;
- É um ótimo aparelho para aulas coletivas.
Leia mais
– Equipamentos de pilates: diversos nomes dos mesmos aparelhos
– Como saber escolher aparelhos de pilates de qualidade?
Ola…
Ja temos essa nova chair em nosso studio, mas de uns meses pra ca ela tem feito muito barulho… tenho modelo anterior e nunca tive um problema. Alguma dica para acabar com os rangidos, estralos e barulhos?!
Fico no aguardo.
Atenciosamente.
Oi Luana! Tudo bom? Que bom que você entrou em contato conosco! Você pode falar com nosso suporte técnico para ele avaliar sua Chair? O nome dele é Diego, telefone (48) 98402-5163 (esse telefone também é WhatsApp!). Aí ele vai te passar umas orientações e, se necessário, pode ir até o local para efetuar eventuais reparos!